CURTA E COMPARTILHE VOCÊ TAMBEM NOSSA PAGINA NO FACEBOOK

ESSE É MEU MESTRE LIGEIRO!


Mestre Irani

Irani Martins Dantas, filho de Asclepiades Militão e Suzana Dantas, nasceu no ano de 1963 em Cruzeta, interior do Rio Grande do Norte, indo morar em Natal ainda criança. Parte de uma família de 10 irmãos, 7 fizeram capoeira mas apenas ele permaneceu.

Iniciou o aprendizado na capoeira em 1979 com amigos que se encontravam e realizavam apresentações nas escolas para ganhar pontos nas disciplinas, no bairro Soledade, zona norte de Natal. Um anos após, foi treinar com Givaldo Dantas no clube de mães do mesmo bairro.

Em 1982, o professor Givaldo o levou para treinar com Contramestre Índio, recém-chegado de São Paulo e que era formado pelo Mestre Limão. Passou 5 anos treinando nesta academia e formou-se professor em 1985.

Em 1988 passou a integrar o Grupo Cordão de Ouro, tornando-se aluno do Mestre Suassuna. Em 1989 foi que de fato oficializou-se a fundação do Grupo Cordão de Ouro em Natal, dando início a uma história que hoje completa 21 anos de trabalho e desenvolvimento da capoeira em todo o estado do Rio Grande do Norte.



Atualmente o Grupo Cordão de Ouro, sob a coordenação do Mestre Irani, conta com representantes (professores e contramestres) em todo o Rio Grande do Norte, abrangendo mais de 40 municípios: Natal, Parnamirim, Mossoró, São José do Mipibu, Carnaúbas, Arenã, Goianinha, Canguaretama, Piquiri, Pedro Velho, Ten. Laurentino, Bodó, Lagoa Nova, Cerro Corá, Currais Novos, Santana do Matos, Jucurutu, Bom Jesus, Touros, Serra Caiada, Nísia Floresta, São Vicente, Florânia, Lajes, Jardim de Angicos, João Câmara, Afonso Bezerra, Caiçara do Rio dos Ventos, Fazenda Nova, Assu, São Rafael, Angicos, Carnaubais, Patu, Areia Branca, Pilões, Tangará, Sítio Novo, Serra da Tapuia, Cruzeta, Jardim do Seridó, Caicó, Alexandria e outros.

Expandiu-se também para estados vizinhos, como Pernambuco, Paraíba e Alagoas, além de representantes no Rio de Janeiro, Bahia e Mato Grosso do Sul. Exportou alunos para diferentes países, com Estados Unidos, França, Noruega, Suíça e outros.

Nos últimos 15 anos, o Mestre Irani viajou por grande parte do mundo realizando worshops e divulgando a capoeira em países como Inglaterra, França, Dinamarca, Espanha e outros. Da mesma forma, todos os anos atrai capoeiristas de diversas partes do mundo que vem para Natal participar de suas famosas aulas e rodas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário